Esqueci minha senha
  • Dúvidas Frequentes

  • 1- O que é trilha de Inovação?

    A Trilha de Inovação é o Programa de intraempreendedorismo da Elo, que tem por objetivo fomentar a cultura de Inovação, incentivar o mindset empreendedor, praticar competências digitais, buscar novos produtos e soluções para os nossos clientes e identificar profissionais com um papel protagonista.

  • 2- Como vai funcionar o programa?

    O programa está organizado nas fases e atividades descritas abaixo:

    a. Abertura do programa: a Trilha de inovação tem seu início no dia 18/03.
    b. Ciclos de participação: o programa contará com 3 (três) ciclos de participação que contarão com atividades de capacitação, Pitch A, semana de Design Sprint e Pitch B.
    c. Feira de Ciências: fase final da trilha onde os grupos finalistas dispõem de 1 (um) dia para apresentação das suas ideias para todos os colaboradores e acontece a votação para eleger o grupo vencedor. O evento acontecerá no dia 30 de Setembro.
    d. Premiação: O grupo vencedor terá sua ideia acelerada pela ELO e ganhará uma viagem para o TechCrunch Disrupt, em São Francisco, Califórnia.
    e. Aceleração: a ideia vencedora será acelerada na Elo, assim como as demais ideias que tiverem patrocinadores. Acontece nos meses seguintes pós premiação e podem se estender no ano seguinte.

  • 3- Quem pode se inscrever?

    Todos os colaboradores da Elo podem se inscrever com exceção de terceiros e estagiários.

  • 4- Temos uma idéia. Como podemos nos inscrever?

    Para se inscrever basta acessar a plataforma utilizando o link: https://labs.elo.com.br/beta/faca-parte.

  • 5- Quais os critérios para eu inscrever o Grupo?

    A formação dos grupos deve obedecer os requisitos abaixo. Caso haja qualquer caso diferente dos descritos abaixo é só entrar em contato com o time de inovação.

    Os grupos precisam ter obrigatoriamente 5 (cinco) membros.
    O time deve ser multidisciplinar, não tendo mais de 2 (dois) integrantes da mesma diretoria.
    O ideal é que o time tenha o máximo de diversidade em relação a cargos, não sendo permitido mais de 3 (três) superintendentes em cada grupo.
    Os colaboradores que desejam participar em um time devem ter disponível o tempo para comprometimento no programa.

  • 6- Como funcionam os ciclos de participação?

    A trilha contará com 3 (três) ciclos de atividades que acontecerão ao longo do ano conforme cronograma abaixo. A ideia é disponibilizar diferentes datas para que os colaboradores possam escolher o melhor momento para participar.

    Cada ciclo possui os seguintes eventos:

    a. Mentoria: horas onde o time de inovação e consultoria estarão disponíveis para assessorar os grupos na formação das ideias. O grupo é obrigado a participar de pelo menos 1(uma) mentoria antes de levar a ideia no Pitch A. Cada sessão de mentoria durará em torno de 1 hora.

    b. Pitch A: toda ideia inscrita na Trilha deverá passar pela primeira fase de avaliação no Pitch A. O pitch é uma apresentação de 5 (cinco) minutos onde o grupo deverá contar mais sobre o problema a ser resolvido, solução, público, tamanho de mercado, entre outros pontos. Um material com o modelo de pitch será disponibilizado no site Labs.elo.com.br. A banca avaliadora é composta de um time multidisciplinar que avaliará a ideia conforme descrito no item 11.

    c. Capacitação: os grupos que forem aprovados no Pitch A participarão de uma capacitação sobre princípios de Design Thinking e metodologia Sprint afim de aproveitarem melhor a semana de Design Sprint. A capacitação é obrigatória e possui duração de 4h.

    d. Semana de Design Sprint: os grupos que forem aprovados no Pitch A participarão de uma semana de Design Sprint facilitada por consultoria especializada e que acontecerá em SP durante 5 (cinco) dias seguidos. O objetivo da semana é que os grupos validem as hipóteses apresentadas no Pitch A sobre o problema e solução, além de prototiparem suas ideias, validar com clientes reais, e construir um storytelling para a apresentação do Pitch B. A construção dos slides será feito após a semana de Sprint e um designer da consultoria ajudará o grupo na parte gráfica. Cada ciclo terá 3 (três) opções de data para participação, sendo a escolha um consenso entre os grupos que passarem para essa fase. Os membros do time deverão obrigatoriamente participar dos 5 (cinco) dias inteiros presencialmente sendo a falta passível de desclassificação automática do grupo.

    e. Pitch B: os grupos que forem aprovados no Pitch A e participarem da capacitação e semana de Design Sprint estarão elegíveis a participarem do Pitch B. O Pitch B possui um formato similar ao Pitch A com a diferença que a apresentação terá duração de 7 (sete) minutos. A banca avaliadora é composta dos diretores da Elo que avaliarão a ideia conforme descrito no item 11 . A trilha contará com duas datas para Pitch B conforme calendário. Os grupos que forem aprovados nessa fase apresentarão suas ideias na feira de ciências que acontece uma única vez no final do programa.

    Cada ciclo prevê uma dedicação mínima de 45 (quarenta e cinco) horas nos eventos do ciclo. Os participantes devem considerar também o tempo que será dedicado para criação das ideias e refinamento da apresentação e protótipo pré pitch B e Feira de Ciências.

  • 7- O meu grupo pode inscrever mais de um ideia?

    Cada grupo pode inscrever mais de uma ideia e participar de mais de um ciclo. Porém, duas ideias do mesmo grupo não podem rodar no mesmo ciclo. Exemplo: O grupo 1 poderá apresentar a ideia 1 no ciclo 1 e a ideia 2 no ciclo 2.

  • 8- Como vai funcionar o processo de pontuação e avaliação das ideias?

    a. Pitch A: o grupo pode pontuar de 0 a 5 pontos, seguindo os critérios descritos no item 11. Banca avaliadora será composta pelo GT de Inovação. A nota final será a média simples da notas dos avaliadores.
    b. Pitch B: o grupo pode pontuar de 0 a 5 pontos, seguindo os critérios descritos no item 11. A Banca avaliadora será composta pelo corpo de Diretores. A nota final será a média simples da notas dos avaliadores.
    c. Feira de Ciências: o grupo pode pontuar de 0 a 5 pontos, seguindo os critérios descritos no item 11. A avaliação será composta por voto popular (50% da nota) e voto da Direx (50% da nota). A nota final será a média simples da notas dos colaboradores e Direx.

  • 9- Qual pontuação o meu grupo precisa receber para classificar as próximas etapas da trilha?

    a. Pitch A e B: a nota de classificação para próxima etapa deverá ser superior a 3,2 pontos totais tanto para Pitch A e para pitch B.
    b. Pitch A e B: caso o grupo não tenha nota para se classificar, a banca avaliadora poderá pedir alguns ajustes para o grupo e assistir em outro Pitch A ou B a evolução do grupo.
    c. Feira de Ciências: o vencedor da Trilha será o grupo que tiver a maior nota. Outros prêmios para os grupos que não forem os vencedores serão anunciados no dia da Feira de Ciências.

  • 10- Qual o critério para as ideias serem elegíveis?

    Todas as ideias que tiverem Fit estratégico com a Elo e com o universo de meio de pagamentos são elegíveis, desde que tenham um caráter inovador com resolução de problemas genuínos dos nossos clientes e stakeholders.

  • 11- Quais serão os critérios de avaliação para os Pitchs?

    Os grupos sempre serão avaliados seguindo os seguintes critérios:

    a. Fit estratégico com a Elo: significa que todas as ideias precisam estar alinhadas com a estratégia da empresa, dentro do ecossistema de meio de pagamentos ou permitindo a Elo a explorar outros modelos de negócio.
    b. Escalabilidade: é a probabilidade de implementação dessa ideia no atual momento ou no futuro atingindo o maior número de clientes.
    c. A Equipe tem potencial para executar: O objetivo é trabalhar com problemas que o time tenha potencial de resolução e as skills necessárias para executar ou gerenciar o projeto durante a aceleração pós Trilha.
    d. Solução Inovadora: Deve-se trabalhar com ideias que sejam novas no mercado e que tragam novas perspectivas de solucionar dores internas e externas da Elo.
    e. Resolução de dores do cliente: A principal meta é arquitetar soluções que resolvam problemas do cliente.
    f. Problema bem definido: O problema precisa ser claro e relevante, assim como as hipóteses que deverão ser testadas na semana de Design Sprint.

  • 12- Como será o processo de aceleração?

    O grupo vencedor terá a sua ideia acelerada pela Elo. Todo o processo de governança e budget acontecerá através do time de Inovação.

    Os grupos que não forem vencedores poderão ser “apadrinhados”por um diretor. Todo o processo de governança e budget acontecerá através do time de Inovação.

  • 13- Onde encontro mais informações sobre a trilha?

    Todas as informações sobre a trilha, assim como materiais e apresentações estão disponíveis no site https://labs.elo.com.br/beta/trilha-inovacao.

  • 14- O FAQ não sanou todas as minhas dúvidas. O que eu faço?

    Procure o nosso time de inovação ou envie uma mensagem acessando o link https://labs.elo.com.br/suporte.