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  • Dúvidas Frequentes

  • 1- O que é trilha de Inovação?

    A Trilha de Inovação é o Programa de intraempreendedorismo da Elo, que tem por objetivo fomentar a cultura de Inovação, incentivar o mindset empreendedor, praticar competências digitais, buscar novos produtos e soluções para os nossos clientes e identificar profissionais com um papel protagonista.

  • 2- Como funciona a Trilha de Inovação?

    O programa está organizado nas fases e atividades descritas abaixo:
    a. Abertura do programa: a Trilha de inovação tem seu início no dia 23/04.
    b. Ciclos de participação: o programa contará com 3 (três) ciclos de participação com atividades de mentoria, capacitação, Pitch A, Semana de Design Sprint e Pitch B.
    c. Feira de Ciências: é a última fase da trilha onde os grupos finalistas dispõem de 1 (um) dia para apresentação das suas ideias para todos os colaboradores. No evento acontecerá a votação para eleger o grupo vencedor. O evento ocorrerá no dia 30 de Setembro no escritório da Elo.
    d. Premiação: o grupo vencedor terá sua ideia acelerada pela ELO e será receberá uma premiação que será divulgada pelo time de inovação
    e. Aceleração: a ideia vencedora será acelerada na Elo, recebendo investimento para ser desenvolvida. As demais ideias que tiverem patrocinadores também serão desenvolvidas. A aceleração acontece nos meses seguintes pós premiação e podem se estender no ano seguinte.

  • 3- Quem pode se inscrever?

    Todos os colaboradores da Elo podem se inscrever com exceção de terceiros, estagiários e diretores (fazem parte da banca avaliadora).

  • 4- Temos uma idéia. Como podemos participar?

    Para participar, basta acessar nosso portal: acesse aqui!.

  • 5- Quais os critérios para formação do grupo?

    A formação dos grupos deve obedecer os requisitos abaixo. Caso haja qualquer caso diferente dos descritos abaixo é só entrar em contato com o time de inovação.

    - Os grupos precisam ter obrigatoriamente 5 (cinco) membros.

    - O time deve ser multidisciplinar, não tendo mais de 2 (dois) integrantes da mesma diretoria. Não será permitido relação de hierarquia no mesmo time.

    - O ideal é que o time tenha o máximo de diversidade em relação a cargos, não sendo permitido mais de 3 (três) superintendentes em cada grupo.

    - Não são permitidos diretores nos grupos.

    - Os colaboradores que desejam participar em um time devem ter disponível tempo para comprometimento no programa (mínimo de 45 horas para todo o programa). Faltas em algumas atividades podem ocasionar eliminação do grupo.

  • 6- Posso inscrever mais de um ideia?

    Você poderá atuar na trilha com uma ideia de cada vez. Ou seja, caso seu grupo já esteja desclassifico, você poderá voltar a participar com outra ideia.

  • 7- Como funcionam os ciclos de participação?

    A trilha contará com 3 (três) ciclos de atividades que acontecerão ao longo do ano conforme cronograma abaixo. A ideia é disponibilizar diferentes datas para que os colaboradores possam escolher o melhor momento para participar.

    Cada ciclo possui os seguintes eventos:

    a. Mentoria: horas onde o time de inovação e consultoria estarão disponíveis para assessorar os grupos na formação das ideias. O grupo é obrigado a participar de pelo menos 1(uma) mentoria antes de levar a ideia no Pitch A. Cada sessão de mentoria durará em torno de 1 hora.

    b. Pitch A: toda ideia inscrita na Trilha deverá passar pela primeira fase de avaliação no Pitch A. O pitch é uma apresentação de 5 (cinco) minutos onde o grupo deverá contar mais sobre o problema a ser resolvido, solução, público, tamanho de mercado, entre outros pontos. Um material com o modelo de pitch será disponibilizado no site Labs.elo.com.br. A banca avaliadora é composta de um time multidisciplinar que avaliará a ideia conforme descrito no item 11.

    c. Capacitação: os grupos que forem aprovados no Pitch A participarão de uma capacitação sobre princípios de Design Thinking e metodologia Sprint afim de aproveitarem melhor a semana de Design Sprint. A capacitação é obrigatória e possui duração de 4h.

    d. Semana de Design Sprint: os grupos que forem aprovados no Pitch A participarão de uma semana de Design Sprint facilitada por consultoria especializada e que acontecerá em SP durante 5 (cinco) dias seguidos. O objetivo da semana é que os grupos validem as hipóteses apresentadas no Pitch A sobre o problema e solução, além de prototiparem suas ideias, validar com clientes reais, e construir um storytelling para a apresentação do Pitch B. A construção dos slides será feito após a semana de Sprint e um designer da consultoria ajudará o grupo na parte gráfica. Cada ciclo terá 3 (três) opções de data para participação, sendo a escolha um consenso entre os grupos que passarem para essa fase. Os membros do time deverão obrigatoriamente participar dos 5 (cinco) dias inteiros presencialmente sendo a falta passível de desclassificação automática do grupo.

    e. Pitch B: os grupos que forem aprovados no Pitch A e participarem da capacitação e semana de Design Sprint estarão elegíveis a participarem do Pitch B. O Pitch B possui um formato similar ao Pitch A com a diferença que a apresentação terá duração de 7 (sete) minutos. A banca avaliadora é composta dos diretores da Elo que avaliarão a ideia conforme descrito no item 11 . A trilha contará com duas datas para Pitch B conforme calendário. Os grupos que forem aprovados nessa fase apresentarão suas ideias na feira de ciências que acontece uma única vez no final do programa.

    Cada ciclo prevê uma dedicação mínima de 45 (quarenta e cinco) horas nos eventos do ciclo. Os participantes devem considerar também o tempo que será dedicado para criação das ideias e refinamento da apresentação e protótipo pré pitch B e Feira de Ciências.

  • 8- Como vai funcionar o processo de pontuação e avaliação das ideias?

    a. Pitch A: o grupo pode pontuar de 0 a 5 pontos, seguindo os critérios descritos no item 11. Banca avaliadora será composta pelo GT de Inovação. A nota final será a média simples da notas dos avaliadores.
    b. Pitch B: o grupo pode pontuar de 0 a 5 pontos, seguindo os critérios descritos no item 11. A Banca avaliadora será composta pelo corpo de Diretores. A nota final será a média simples da notas dos avaliadores.
    c. Feira de Ciências: o grupo pode pontuar de 0 a 5 pontos, seguindo os critérios descritos no item 11. A avaliação será composta por voto popular (50% da nota) e voto da Direx (50% da nota). A nota final será a média simples da notas dos colaboradores e Direx.

  • 9- Qual pontuação o meu grupo precisa receber para classificar nas etapas da trilha?

    Pitch A e B: a nota de classificação para próxima etapa deverá ser igual/superior a 3,2 pontos totais tanto para Pitch A e para Pitch B.
    b. Pitch A e B: caso o grupo não tenha nota para se classificar, a banca avaliadora poderá pedir alguns ajustes e reavaliar em outro Pitch A.
    c. Feira de Ciências: o vencedor da Trilha será o grupo que tiver a maior nota que será a média entre as notas de todos os colaboradores e nota dos diretores.

  • 10- Qual o critério para as ideias serem elegíveis?

    a. Coloca o cliente no centro, resolvendo um problema ou uma necessidade real com uma solução relevante que leva a experiência com a Elo para outro nível.
    b. Usa outras perspectivas e visões que não estavam sendo utilizadas para resolver a questão. É uma ideia que simplifica a abordagem.
    c. Traz impacto para o negócio e ajuda a Elo a alcançar seus objetivos como empresa e a conquistar novos mercados.
    d. Vai além da tecnologia trazendo soluções inovadoras que envolvem novos produtos, processos, reinventando serviços, e aproveitando oportunidades do mercado e tecnologias já existentes.

  • 11- Quais serão os critérios de avaliação para os Pitchs?

    Os grupos sempre serão avaliados seguindo os seguintes critérios:
    a. Fit estratégico com a Elo: significa que todas as ideias precisam estar alinhadas com a estratégia da empresa, dentro do ecossistema de meio de pagamentos ou permitindo a Elo a explorar outros modelos de negócio.
    b. Escalabilidade: é a probabilidade de implementação dessa ideia no atual momento ou no futuro atingindo o maior número de clientes.
    c. A Equipe tem potencial para executar: o objetivo é trabalhar com problemas que o time tenha potencial de resolução e as skills necessárias para executar ou gerenciar o projeto durante a aceleração pós Trilha.
    d. Solução Inovadora: deve-se trabalhar com ideias que sejam novas no mercado e que tragam novas perspectivas de solucionar dores internas e externas da Elo.
    e. Resolução de dores do cliente: a principal meta é arquitetar soluções que resolvam problemas do cliente.
    f. Problema bem definido: o problema precisa ser claro e relevante, assim como as hipóteses que deverão ser testadas na semana de Design Sprint.

  • 12- Como será o processo de aceleração?

    O grupo vencedor terá a sua ideia acelerada pela Elo. Todo o processo de governança do projeto e budget acontecerá através do time de Inovação. O grupo exercerá o papel de Business Owner (BO).  Os grupos que não forem vencedores poderão ser “apadrinhados” por um diretor. Todo o processo de governança de projeto e budget acontecerá através do time de Inovação.

  • 13- Onde encontro mais informações sobre a trilha?

    Todas as informações sobre a trilha, assim como materiais e apresentações estão disponíveis no site https://labs.elo.com.br/trilha-inovacao.

  • 14- O FAQ não sanou todas as minhas dúvidas. O que eu faço?

    Procure o nosso time de inovação ou envie uma mensagem acessando o link https://labs.elo.com.br/suporte-trilha.